domingo, 14 de junho de 2009

Tão Difícil Como Respirar - Parte 1 de 2: A Gaiola/ O Ciclo de Verão

Quando chega o Verão é normal pensar em praia, bebidas frescas incessantemente escorrendo pela garganta, raparigas esbeltas pavoneando-se em fato de banho; a realidade é um pouco diferente – não é como nos spots publicitários em que toda a gente leva uma vida perfeita – há tudo o resto: o calor tórrido que convida ao ócio, as paredes que parecem encolher-se e comprimir o ar em cada sopro, o suor que cai às bátegas e arde nos olhos como se de álcool se tratasse. É nesta disposição que acordo: nos olhos cresceram ramelas que não se compadecem do joão-pestana; por cada volta o chiar irritante da cama quebra o silêncio que se instala entre condutores de madrugada e o lixo humano que se arrasta para o ébrio repouso de uma noite bem diurna; e quando finalmente desisto e olho para o relógio que marca 5:55 reparo que estou bem desperto e exijo do juízo o exercício matinal, ao encarregá-lo de apurar se o sonho que agora desaparece da vista é desta noite ou de qualquer outra.

Quando os primeiros raios de sol irrompem pelas frestas dos estores já estou atordoado o suficiente para exigir da noite o descanso que me subtraiu, pelo que agora já é tarde, esse tal repouso paira no limbo da hedonística diurna e bem podem acreditar que já nem as televendas me salvam. É mais ou menos por esta altura que depreendo a minha inutilidade para o resto do universo: não tenho que fazer nem para onde ir, por oposição a toda a gente que conheço e também não conheço ninguém que sacrifique umas horas para tomar um revigorante copo de preguiça comigo. O ar começa a rarear… se pudesse ver as pupilas tenho a certeza que estariam dilatadas… as forças sucumbem à minha dieta de comida de plástico e volto a refastelar-me sobre a cama desfeita… pensamentos mórbidos aparecem-me ao caminho… a respiração torna-se lenta e ligeiramente ofegante, no entanto, sem nunca parar de vez… acolhi sem reservas o ciclo de Verão.

1 comentário:

Dexter disse...

Olha eu alinhava nisso do "ciclo de ócio"...tava mm a precisar...n tenho é tempo p isso!